ERA UMA VEZ O CINEMA


A Guerra dos Mundos (1953)

cover A Guerra dos Mundos

link to A Guerra dos Mundos on IMDb

País: USA, 85 minutos

Titulo Original: The War of the Worlds

Diretor(s): Byron Haskin

Gênero(s): Ação, Suspense, Sci-Fi

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.1/10 (32165 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhores Efeitos Visuais (Paramount Pictures )

Prêmio Retro Hugo

Melhor Apresentação Dramática – Forma Curta
2004 · H. G. Wells, Byron Haskin, Barré Lyndon

Sinopse: Sir Cedric Hardwicke faz uma imponente participação como narrador da trama que, com uma voz forte dá o tom adequado para a introdução e conclusão da invasão alienígena,o narrador, em off, explica como as armas de guerra ficaram mais poderosas, destrutivas e mortais durante o século XX, enquanto uma série de filmagens as mostram em ação na Primeira e na Segunda Guerra Mundial. Dessa forma, a introdução do filme já mostra um lado obscuro do desenvolvimento científico e tecnológico, relacionando-o com aumento do poder destrutivo dos armamentos da época.

Depois de exaltar as conquistas ocidentais, principalmente dos Estados Unidos e dos países da Europa Ocidental nas duas guerras mundiais, o narrador, se assemelhando a um locutor de rádio, expõe o problema atual dos habitantes de Marte. Com seu tempo de vida se esgotando, eles abandonaram seu mundo para procurar um lugar novo, não deixando de enfatizar o quanto sua tecnologia, especialmente a bélica, era muito mais avançada que a dos terráqueos. De acordo com o locutor, após longa análise de todos os planetas do sistema solar, a Terra foi selecionada para ser invadida e habitada por eles. Desse modo, apresenta a terceira grande guerra que a humanidade terá que travar, talvez a mais desafiadora de todas: a Guerra dos Mundos.

A pequena cidade californiana de Linda Rosa é o palco de toda a narrativa. Após um flamejante meteoro cair em meio a suas colinas, os habitantes se inquietam para saber sua origem e logo vão ao local. O cientista Clayton Forrester (Gene Barry) é convocado para investigar o acontecido. Entre a multidão de curiosos que se forma ao redor do objeto não identificado, está Sylvia Van Buren (Ann Robinson), sobrinha do Pastor Matthew Collins (Lewis Martin), personagem que acompanhará o cientista por toda a história. Aqui já é possível notar uma adaptação significativa do filme em relação à obra original. No texto de 1898, o protagonista é um morador da cidade de Woking e os cientistas não desempenham um papel de destaque. Para o filme de 1953, quase meio século depois, pareceu natural incluir um cientista como protagonista, visto os diversos avanços científicos e a intensa valorização da ciência.

Lançado cerca de uma década depois da Segunda Guerra Mundial e em meio ao início da Guerra Fria. Dirigido por Byron Haskin (1899-1984) e vencedor do Oscar de efeitos especiais em 1954, o filme adapta a história original para a Califórnia da década de 50. Essa não foi a primeira vez que a obra de Wells foi adaptada ao contexto estadunidense. Em 1938, em Pittsburgh, foi realizada uma adaptação em versão de radionovela, reproduzida na voz do então jovem Orson Welles (1915-1985). Nesta adaptação, a história foi narrada como boletins de notícias, que interrompiam a programação da estação. O programa ganhou contornos dramáticos, à medida que a população passou a acreditar na história e a fugir de suas casas, procurando abrigo em cidades vizinhas.